Na projeção para os próximos 12 anos, o Brasil terá 41% de sua população adulta com obesidade, segundo a edição do Atlas Mundial da Obesidade 2023, divulgada pela Federação Mundial de Obesidade (World Obesity Federation). O número é confirmado para 2035 a partir das tendências projetadas na prevalência dos casos de obesidade.
No Brasil, essa doença crônica aumentou 72% nos últimos treze anos, saindo de 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019 (ABESO, 2023).
Permanecer dentro de uma faixa saudável de peso e manter sua massa muscular dentro do ideal previne o aparecimento de várias doenças associadas à obesidade, como: dislipidemias (alterações no colesterol e triglicérides), hipertensão, diabetes, depressão, câncer, doenças respiratórias, entre várias outras. Por isso, alimentar-se bem é tão importante.
Reeducar a alimentação não é tão complicado como muitos imaginam. A maioria dos alimentos que devemos incluir em nossa rotina alimentar estão bem perto da gente. Eles podem ser encontrados na feira, no sacolão, no açougue e, eventualmente, no supermercado. Quem não gosta daquela comidinha caseira e cheia de afeto, traduzida num belo prato composto de arroz, feijão, legumes, verduras e proteína? Se for preparado por quem amamos, melhor ainda! E é isso que me proponho a te ensinar: que comer pode ser prazeroso, e o mais importante - que nenhum alimento é proibido.
Então...você ainda tem alguma dúvida em relação à importância do controle de peso, de se alimentar com qualidade e consciência?