OBESIDADE E DOENÇAS ASSOCIADAS

Em um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a obesidade acomete cerca de 60% dos brasileiros. Aproximadamente 82 milhões de pessoas apresentam o índice de massa corporal (IMC) igual ou maior que 25, o que significa sobrepeso ou obesidade.

 

Os dados mostram que 1 em cada 5 brasileiros (20,8%) de 18 anos são obesos, sendo que o percentual é mais alto entre as mulheres (ABESO, 2015).

 

Permanecer dentro de uma faixa saudável de peso e manter sua massa muscular dentro do ideal previne o aparecimento de várias doenças associadas à obesidade, como: dislipidemias (alterações no colesterol e triglicérides), hipertensão, diabetes, depressão, entre várias outras. Por isso, alimentar-se bem é tão importante.

 

Reeducar a alimentação não é tão complicado como muitos imaginam. A maioria dos alimentos que devemos incluir em nossa rotina alimentar estão bem perto da gente. Eles podem ser encontrados na feira, no sacolão, no açougue e, eventualmente, no supermercado. Quem não gosta daquela comidinha caseira e cheia de afeto, traduzida num belo prato composto de arroz, feijão, legumes, verduras e proteína? Se for preparado por quem amamos, melhor ainda! E é isso que me proponho a te ensinar: que comer pode ser prazeroso, e o mais importante - que nenhum alimento é proibido. 

 

Então...você ainda tem alguma dúvida em relação à importância do controle de peso, de se alimentar com qualidade e consciência?